Dicas de Conteúdo para Blog – Como fazer conteúdo para seu Blog ou Site

Seja Muito Bem-Vindo ao Blog Pedro Informa

Neste artigo vamos falar sobre: Dicas de Conteúdo para Blog

 

Como gerar conteúdo importante para seu Blog ou Site

Em tempos de SEO e Inbound Marketing, a questão de como produzir conteúdo importante para seu website ou blog, deve ser uma preocupação constante, pois um erro neste assunto, pode arruinar toda sua tática de marketing de conteúdo. Saiba Mais Neste Curso Completo

Para que as táticas de atração de tráfego e geração de leads funcionem, devemos ir muito além da questão fácil de como produzir conteúdo importante para seu site, e também abordar o problema de como produzir envolvimento com este conteúdo.

Uma coisa é produzir conteúdo e outra bem diferente é fazer este conteúdo fazer Leads. Conteúdo sem retorno é apenas isso, conteúdo de baixa qualidade que não produz retorno.

 

Como fazer conteúdo para seu Blog ou Site

 

1 – Defina sua pessoa de marketing

Para aqueles que querem saber como produzir conteúdo importante para seu website ou blog, a primeira dica é conceituar sua pessoa de marketing.

O Marketing persona é uma pessoa que ocorre durante toda a fase de planejamento de sua tática de marketing digital e representa o público que você deseja alcançar.

Identificar quais são as necessidades e interesses de seu público-alvo a fim de conseguir gerar conteúdos que realmente apelarão para essas pessoas.

Quanto mais você conhecer seu público, mais eficazes serão suas campanhas e, por isso, sua conversão.

2 – Coloque-se no lugar do seu público

A primeira coisa a considerar ao elaborar um conteúdo importante para seu website ou blog é colocar-se no lugar do seu público, ou seja, compreender o instante do visitante de seu website e orientar sua mensagem diretamente para ele.

Quanto mais íntima e pessoal for a linguagem adotada, melhor, pois criará uma atmosfera mais acolhedora e, mentalmente, deixará o leitor mais receptivo à sua mensagem.

3 – Coloque-se no mesmo nível de compreensão que o leitor.

Um erro comum, especialmente aqui no Brasil, é que o criador se coloca em um pedestal e acaba construindo uma peça de escrita onde o “Deus da Compreensão” fala aos plebeus ignorantes. Se você quer assustar os leitores, esta é a maneira correta.

Uma vez colocado no mesmo nível de seu interlocutor, você rompe uma barreira para a assimilação da mensagem que deseja transmitir.

4 – Não colocar SEO acima de tudo

Um erro comum entre os grupos de conteúdo é colocar o processo SEO – Search Engine Optimization – acima de qualquer outro objetivo.

Obviamente, estar bem posicionado nas páginas de resposta dos motores de busca é fundamental, mas, como foi dito antes, o objetivo deve ser o visitante de seu site.

Uma disputa constante entre os especialistas em SEO é a questão da otimização excessiva.

Em nosso curso de SEO levantamos constantemente a questão de para quem você está escrevendo, para o Google ou para seus leitores?

Obviamente, a melhoria do website é fundamental em um ambiente de plano de marketing digital, mas é essencial considerar que seu público é ainda mais relevante.

Como você pode gerar conteúdo importante para seu site se você não se importa com seu público, mas com o algoritmo do Google?

5 – Dando possibilidades de aprofundar o assunto

Outra prática interessante para gerar conteúdo importante para seu site ou blog é dar constantemente possibilidades ao leitor de aprofundar seus conhecimentos.

Desta forma, a experiência do leitor será completa.

Sempre que for possível, oferecer links para outros sites para que, se o visitante quiser, ele possa aprender mais sobre o assunto ou assuntos envolvidos.

Além de dar uma melhor experiência, você também estará dando uma mão em seu processo de SEO.

6 – Contextualize seu conteúdo

Outro segredo para aqueles que querem saber como gerar conteúdo importante para seu site e realmente impactar sua audiência é contextualizar seu conteúdo no instante pelo qual a audiência que você quer impactar acontece.

Traga para seu site ou blog a disputa sobre um assunto que é “quente” para seu público.

Tente detectar nos locais de destaque na área, quais os artigos que continuam gerando mais controvérsia.

Os principais indicadores são os comentários e a atividade das mídias sociais.

7 – Dê algo novo ao debate

Estamos constantemente com artigos que finalmente de lê-los nos parecem ser um pouco mais do mesmo.

Se você quiser criar conteúdo importante para seu site, você tem que acrescentar algo mais, caso contrário, você cairá na monotonia.

A essência do marketing de conteúdo é informar e destacar.

Pesquisar mais sobre o assunto e levantar novas questões, dar uma abordagem diferente ao assunto e, se necessário, expor alguma discussão sobre o que já foi apresentado em outros sites.

Uma das funcionalidades do Inbound Marketing é incentivar o debate.

8 – Gerar interações de conteúdo interno

Outro aspecto interessante de um conteúdo importante é a complementação de informações.

Muitas vezes não é muito confortável colocar todas as informações em uma única peça escrita, uma vez que isso a tornaria longa e entendemos que muitas pessoas não têm paciência para ler.

No entanto, há pessoas que querem ir mais fundo no assunto. Como resolver isso?

A solução é simples, produzir links internos ou mesmo externos para outros conteúdos que complementam as informações que você deseja transmitir. Isto não só tornará seu conteúdo mais completo, mas também lhe dará um ótimo impulso SEO.

Agora que você tem uma boa iniciativa sobre como produzir conteúdo importante para seu website, que tal começar a projetar um plano de marketing de conteúdo para ele? –  Clique Aqui RECOMENDO ESTE CURSO

LISTA : Dicas de Conteúdo para Blog

  • Dicas para blog
  • Dica conteudo para blog
  • Dicas de seo para blog
  • Conteúdos para blog
  • Assuntos para blog femininos
  • Produção de conteúdo para sites e blogs
  • Textos prontos para blog
  • Exemplos de blogs
  • Conteúdos interessantes para estudar
  • Exemplos de post de blog
  • Exemplos de blogs educativos

 

Exemplos de post de blog

 

Produção de conteúdo para sites e blogs

A construção de um plano de marketing de conteúdo eficiente é uma necessidade para organizações que querem aumentar as visitas a seu blog e website e precisam desenvolver uma forte presença digital.

Você já sabe disso e seus interessados também, portanto, a concorrência pelo espaço aumentou e a necessidade de gerar conteúdo de alta qualidade para websites e blogs é ainda maior.

Construir uma presença on-line não se trata apenas de desenvolver um website.

Atualizações e otimizações regulares de conteúdo são drasticamente relevantes para sua marca.

Primeiro porque é através desta criação que sua marca se estabelecerá como uma voz confiável online, segundo porque estas atualizações têm um efeito enorme em seu ranking em motores de busca como o Google.

Para captar a atenção de seu público e se destacar entre tantas informações, você precisa conhecer as mais importantes técnicas de redação.

Nesta controvérsia por espaço e atenção você precisa sair do comum e usar estratégias e técnicas de produção de conteúdo para websites e blogs com ideias interessantes, divertidas e principalmente responder às dúvidas e perguntas que seu público faz.

 

Recomendo Também este Artigo: Como se dar bem no marketing digital

 

1) A grande revelação

Se você está se perguntando como produzir conteúdo para um blog, a primeira dica é: use o que há de mais novo em sua organização.

Você está lançando um novo produto, selando um agrupamento totalmente novo, abrindo um novo espaço, ou planejando alguma atualização tal que você possa compartilhar com seus leitores?

Terá um efeito mais amplo se você construir uma campanha de conteúdo profundo em torno destas revelações e notícias. Gerar conteúdo rico como textos/tutoriais e e-books, expandir sua presença digital produzindo conteúdo de vídeo, assumir parcerias com influenciadores, em outras palavras, fazer com que suas notícias gerem um zumbido em torno de sua marca.

2) Tutoriais

Textos curtos e detalhados que guiam os leitores do ponto A ao ponto Z são continuamente úteis.

Você pode produzir um tutorial que explica e apresenta de forma direta seus próprios produtos, exemplificando, “como usar nosso novo xampu seco e ficar constantemente bonito”.

Você pode escrever um tutorial relacionado ao seu campo de trabalho e produzir uma interação com sua pessoa, resolvendo um problema ou inspirando seus interesses, por exemplo, “como redirecionar seus jeans velhos e transformá-los em uma mala elegante”.

3) Histórias de sucesso e depoimentos

Seus consumidores ou seus funcionários são seus principais ativos de marketing. Coloque-os no centro das atenções e convide-os a lhe contar sobre suas experiências positivas com seu produto ou serviço.

4) #ThrowBackThursday

O hashtag de renome mundial usado na Instagram trouxe à tona um gerente de marketing que vários não sabiam como era poderoso: a nostalgia.

Junte-se à tendência #TBT e compartilhe com seus leitores várias experiências do passado de sua marca.

Se você é sócio ou gerente de uma marca de roupas, por exemplo, você pode cavar no porta-malas e encontrar a primeira peça vendida, as fotos da análise onde você começou sua carreira, os primeiros desenhos, os primeiros consumidores, a primeira passarela. Tudo isso cria uma sensação de proximidade com seu público e é um conteúdo que cria um grande retorno no alcance.

5) Consulta.

Mostre ao seu público que você se preocupa com a revisão deles.

Solicite sua revisão através de um formulário de pesquisa.

Além de mostrar a seus consumidores que você se importa com a revisão de sua marca, você também pode usar os resultados dessas pesquisas para produzir outros conteúdos e mostrar a seus consumidores potenciais o quão interessante poderia ser uma experiência com sua organização.

6) Os frutos de seu zumbido

Se seu produto ou serviço está sendo promovido por outras plataformas de mídia, seja online ou offline, uma sugestão para ampliar o poder de sua produção de conteúdo para websites e blogs é aproveitar este zumbido e replicá-lo em uma coleção e construir conteúdo específico para seu canal de mídia.

Alavancar e aludir aos autores do conteúdo original e manter laços estreitos com esses canais.

7) Top 10 Listas

Uma técnica bastante valorizada para táticas de produção de conteúdo para websites e blogs é o trabalho de listas de estilos de curadoria. Eles listam recursos de leitura e são conhecidos por sua apresentação concisa e direta de informações importantes.

O truque é escolher um assunto interessante para seu público sem ser muito longo, exemplificando, um conteúdo como “Top 10 vinhos de todo o mundo de acordo com os profissionais” pode ser menos chamativo que “Top 10 vinhos brancos para fazer um piquenique”.

8) Blogs de convidados

É bastante comum que os administradores de blogs convidem um ou mais convidados a fazer um determinado artigo ou acesso. Você pode convidar especialistas de sua indústria para escrever uma peça importante para os visitantes de seu site.

Além disso, se o criador convidado tiver seu próprio site ou blog, você pode propor uma permuta na qual você também escreveria no site deles. Este tipo de participação pode se tornar bastante valiosa.

Imagine que você é um fotógrafo de casamento e desenvolve um trabalho produzindo conteúdo para sites e blogs, uma escolha é convidar um estilista de vestido de noiva para escrever sobre o assunto ou um produtor de eventos para tratar de outro aspecto do mesmo assunto.

9) Conteúdo do vídeo

A experiência com vários tipos de conteúdo é fantástica. Preserva os seguidores atentos e comprometidos com seu trabalho. Para blogueiros, empresários e artistas de todos os tipos, o vídeo é uma maneira espetacular de se comunicar e compartilhar pontos de seu trabalho.

Pode ser uma entrevista, uma apresentação ao vivo, ou uma demonstração de um de seus produtos. O que quer que você escolha, certifique-se de que não seja muito longo e que a qualidade audiovisual seja boa.

10) Cabine de áudio

Seguindo a iniciativa de utilizar diferentes formatos na produção de conteúdo para websites e blogs, os posts de áudio têm se tornado cada vez mais freqüentes no meio de organizações que conduzem táticas de marketing de conteúdo no Brasil.

Conteúdo Rock, por exemplo, aumentou em 10% o tempo gasto em páginas de posts de blogs com a inserção de posts de áudio em seu conteúdo escrito.

É um formato com baixo custo de inserção e grande potencial de engajamento, quando permite ao cliente entrar no material desenvolvido mesmo enquanto realiza outras tarefas, como dirigir, caminhar ou mesmo trabalhar.

11) Temas atuais

É sempre bom estar ciente do que a população está falando ou pesquisando. O aproveitamento de conversas recentes permitirá criar facilmente conteúdo “compartilhável” em redes sociais e atingir novos públicos.

Por exemplo, se você estiver no cabeleireiro e notar que todos na Internet estão falando sobre a cerimônia do Oscar de ontem à noite, pode ser uma boa idéia escrever um artigo classificando os penteados das estrelas no tapete vermelho.

Você pode ir aos tópicos mais pesquisados na Internet e procurar inspiração na ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google, Google Trends ou mesmo nos Tópicos de Tendências do Twitter.

12) Lista mais famosa

Mais uma vez, o formato da lista ocupa um espaço de destaque no meio das principais tendências de produção de conteúdo para websites e blogs.

As pessoas adoram ver artigos de celebridades, pois são uma garantia de qualidade comprovada.

Destaque seus produtos mais vendidos, serviços de primeira linha, a maioria das músicas baixadas, ou artigos com o maior número de artigos nas mídias sociais.

 

Dicas para blog

Mitos desmascaradores

Desmascarar os mitos é uma ótima maneira de engajar seu público. Como você conhece seu mercado melhor que ninguém, você pode expor e dissipar mitos sobre seu nicho.

Estamos falando de diversão e conteúdos diferentes que chamam muito a atenção dos leitores. Você pode usar títulos semelhantes a “5 hábitos que você não conhecia continuam arruinando sua dieta”.

Dicas que otimizam a idade de seus leitores

O planeta inteiro vive em fuga, sem tempo para nada, então apostar na criação de conteúdo para websites e blogs que dão dicas sobre como um leitor pode simplificar sua história é constantemente uma boa iniciativa.

Com base em sua experiência comercial, você pode dar a seus clientes potenciais dicas sobre como um processo definido pode facilitar sua lavanderia ou melhorar o desempenho de seu computador.

Estudos de caso e pesquisa

Ofereça a seus visitantes conteúdo exclusivo que aumenta a credibilidade e acrescenta custo ao seu produto. Além disso, os estudos de caso têm a capacidade de serem usados como impulsionadores de SEO monumentais, uma vez que são usados com palavras-chave importantes.

Expondo a consulta e os dados coletados ao longo dos anos, você oferecerá aos usuários informações fundamentais enquanto comenta sua experiência.

Quando você tiver reunido conteúdo suficiente e souber quais são os tópicos mais interessantes para seus visitantes e leitores, você poderá até mesmo considerar a possibilidade de escrever um e-book para demonstrar sua experiência de uma forma mais ampla.

 

 

 

Permaneça conectado
Últimas notícias